CoronaVac é aprovada; Dória e Pazuello discutem | Notícia

 


Boas notícias para os brasileiros: A Coronavac foi aprovada na tarde deste domingo dia 17/01.
A primeira brasileira a tomar a vacina foi Mônica Calazans, de 54 anos, enfermeira da linha de frente contra o corona vírus. A vacina foi aplicada por Jéssica Pires de Camargo, 30 anos, enfermeira de Controle de Doenças e Mestre de Saúde Coletiva pela Santa Casa de São Paulo.

Tudo aconteceu por volta das 15h30 de hoje no Hospital das Clínicas de São Paulo, depois de a Anvisa autorizar o uso por unanimidade das doses importadas pelo Instituto Butantan e pela Fiocruz. Viva a ciência!

Depois de vacinada, Mônica Calazans recebeu um selo de 'Estou vacinado pelo Butantan" e uma pulseira com a frase "Eu me vacinei". Com certeza um momento histórico depois desses tempos sombrios de negacionismo e fake news.

Dória, que também foi vacinado, trocou palavras com os jornalistas e cirticou negacionistas, fake news, agressões e "aqueles que flertam com a morte", em referência presidente Jair Bolsonaro.
Segundo o Governador de São Paulo hoje é o dia V de vacina, da vida e de vitória da democracia e da ciência. Uma alfinetada no governo federal, já que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que a vacinação no país começaria no dia D na hora H, sem definir cronograma claro.

(Quem diria que seria dia D de Domingo)

Enquanto isso em Brasília, Pazuello estava dando entrevistas, e afirmou que o governo federal não faria uma jogada de marketing para antecipar a vacinação, se referindo a Dória.

Pazuello afirmou que cabia ao governo federal coordenar a aplicação pelo país. "Quebrar essa pactuação é desprezar a igualdade entre os Estados e entre todos os brasileiros. Construída ao longo de nossa história". 
Ainda acrescentou que a Justiça vai tratar da ação antecipada do governo paulista porque, segundo ele, a aplicação de uma dose da vacina em São Paulo "está em desacordo com a lei".

(Só no Brasil pra um Ministério da Saúde não estar comemorando uma vacina)

Independente do que o senhor Pazuello afirme, a Anvisa já aprovou o uso de duas vacinas no território nacional. São elas a CoronaVac que são produzidas pela Sinovac e o Instituto Butantan; e Oxford-AstraZeneca, produzida pela Fiocruz.

Os cinco diretores da Anvisa votaram sim para a distribuição e aplicação das vacinas no Brasil, um passo importante para o combate ao corona vírus e aos negacionistas.

O governo federal não estabeleceu uma data oficial para o início da vacinação no Brasil, mas o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que a previsão é começar a imunização na quarta-feira 20/01, simultaneamente em todo o país.

Mas como já sabemos, Dória já inicinou as vacinas em São Paulo, além de Mônica também foram vacinados o enfermeiro Wilson Paes de Pádua, de 57 anos e a primeira indígena a ser vacinada; Vanusa Kaimbé, de 50 anos. 



“Eu vim aqui hoje representar a população indígena e falar a importância da vacina. A vacina salva vidas. Fui a primeira indígena a ser vacinada e recomendo para todos os meus parentes”.
Contou Vanusa, após ser vacinada.

 

Dória ainda afirmou que doses serão enviadas na manhã desta segunda-feira 18/01 aos profissionais de saúde do Amazonas para minimizar o impacto da crise no estado. Declaração foi feita após Doria dizer que não confia no Ministério da Saúde.

A fala se refere a crise que a cidade de Manaus (AM) vem sofrendo durante a pandemia. Os casos de internação só aumentam e pacientes estão morrendo sem oxigênio nos hospitais. Mais de 30 pacientes já foram transferidos a outros estados, mas a previsão do governo é enviar mais de 200.

"Porque eu já não confio no Ministério da Saúde, esta capacidade de produzir mentiras, assaques, quando deveria estar agradecendo que os cientistas conseguiram viabilizar uma vacina". — Disse Dória aos jornalistas. 

Dória ainda acrescentou que a vacina foi financiada pelo governo estadual e que "ainda não recebeu nenhum centavo do governo federal".
  
"Não há um centavo, até agora, do governo federal, para a vacina, nem para o estudo, nem para a compra, nem para a pesquisa. Nada. Chega de mentira, ministro. Trabalhe pela saúde do seu povo, seja honesto"

Essas alfinetadas só colocam mais lenha na fogueira da briga política entre Dória e Bolsonaro. É claro que o Governador de São Paulo quer garantir seu lugar na corrida presidencial que provavelmente colocará um ponto final na dominância bolsonarista.

Dória apagou as fotos com o Bolsonaro mas a internet não
O que importa até agora é que temos uma esperança contra o corona. E que precisamos nos cuidar, continuar com as medidas de proteção e cuidar de Manaus. E já deixo registrado aqui meu muito obrigada a todos os envolvidos na produção dessas vacinas. Viva a ciência!

Doações para Manaus

SOS AM
As doações para a campanha "SOS AM" podem ser feitas através da chave PIX 910764712-34, além de outras chaves disponibilizadas na página do projeto social "Bora Ajudar", no Instagram.

SOS MANAUS
As doações para a campanha podem ser feitas para a conta do projeto social Parceiros Brilhantes do Banco Itau com os dados: Agência: 1557, Conta: 80580-9, CNJPJ: 37.121.036/0001-33. As doações de valores também podem ser feitas pela chave PIX: 37.121.036/0001-33.

Ação Solidária Cuca Ufam
Os interessados em ajudar a ação solidária da Cuca UFAM podem receber mais informações através da página da campanha no Instagram @cuca.ufam e as doações podem ser feitas via transferência PIX com o número 92 984213996.

Parque das Tribos
O Parque das Tribos está precisando de EPIs, água, álcool 70% e comida.



Não se esqueçam que levar oxigênio para Manaus não é papel de artista, é papel do estado.

Fontes:

Comentários

Postagens mais visitadas