13 Reasons Why | A nova série da Netflix que aborda temas de suicídio e bullying.



O lançamento da nova série do Netflix no dia 31 de março surpreendeu as pessoas nas redes sociais. A adaptação do livro, de mesmo título, foi tão bem recebida, que a maioria dos assinantes da netflix já assistiram toda a temporada. (eu mesma já vi.)

Porém, sei bem que não é todo mundo que tem netflix, então relaxa.

Zona Livre de Spoilers. Pode ler a vontade.


Os treze porquês, de Jay Asher, conta a história de Hannah Baker. Mais precisamente porque ela fez o que fez.
Apesar de termos o livro, eu irei abordar apenas sobre a série, já que eu ainda não o li. Mas recomendo. Se a série ja é tão maravilhosa, imagino que o livro também seja.




Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker, uma colega de classe e antiga paquera, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.


E então é aqui que as coisas começam. Clay chega em casa, depois de mais um dia angustiante na escola; em que todos estão fazendo esforços pra demonstrar que se importavam com Hannah, e tentando se livrar da sensação terrível que é o suicídio. Ao passar pela porta, Clay percebe que tem um pacote endereçado à ele. Então ele abre e descobre as tais fitas. É exatamente dessa forma no seriado.

Assim que ele começa a escutar as fitas, as coisas mudam. O comportamento de Clay muda drasticamente. Você o vê tão transtornado que começa a sentir as mesas coisas. E isso eu devo parabenizar o Dylan Minnette, porque meu deus... Que atuação maravilhosa. (Não só a dele. As novas carinhas que eu vi nesse seriado me deixaram de queixo-caído.)

A série é verossímil. Tem cenas de estrupo, suicídio e muito bullying. Sugiro que se você for assistir, saiba dessas coisas. Porque dói muito, é horrível. Seja cauteloso. Pode lhe fazer mal.

E acho que é justamente por causa desses fatores, que a série é tão incrível. Os produtores e diretores (incluindo a própria Selena Gomez, e o autor Jay Asher) foram extremamente delicados nesses temas. Tudo é muito bem trabalhado, os personagens são profundos, todos são reais. Isso me deixou muito satisfeita.

A série tem 13 episódios. Pra retratar as fitas. Cada fita tem dois lados. Então os episódios são assim:

Fita 1 lado A
Fita 1 lado B

Assim você acompanha as fitas junto com Clay. Isso lhe transporta pra história. Tudo fica mais... Forte. Não sei explicar. Você precisa ver.

Apesar da Hannah falar sobre os porquês dedicando uma fita pra cada personagem, saiba que na verdade, não é isso que acontece. (Isso não é um spoiler. É um alerta pra quem não tem noção das coisas.)

Claramente a Hannah está mudando. Ficando cada vez mais fragilizada e sozinha, a mente de um suicida muda. E muito. Não há no que se agarrar pra viver, você acaba culpando as pessoas pela sua escolha. E isso não te torna ingrato. Depressão é uma doença ligada diretamente ao suicido. (Não que todos que sofrem com depressão pensem em se matar, mas as estatísticas não mentem.) Porém, levando em conta essa condição psíquica, é "comum" que quem sofre com isso, acabe culpabilizando pessoas.

Hannah não faz exatamente isso. As pessoas não são culpadas diretamente. É mais sobre nossas escolhas, a forma como tratamos aqueles que precisam de ajuda. O tabu do suicídio é o que mata as pessoas. A falta de informação. (Saiba disso antes de achar que a Hannah Baker só quer atenção. Como muitos fazem.)

A paleta de cores mistura tons quentes e vivos nos momentos em que Hannah está viva, e tons frios para o presente. Sem contar a playlist maravilhosa. (Você pode fazer o download dela aqui.)

13 reasons why aborda os temas mais discutidos e menos informados da atualidade. Estrupo, machismo, bullying, cyber bullying, exposição, depressão, ansiedade e suicídio. Em poucos dias, no twitter, os usuários levantaram a tag #NaoSejaUmPorque trazendo debates sobre os temas.


E ai uma galera começou a comentar sobre.


Inclusive eu.

 A Netflix também lançou um site de informações pra quem precisa de ajuda. O 13reasonswhy.info te ensina como procurar profissionais. Vale dar uma olhadinha.

O que fica pra gente, depois de uma produção dessas, é cuidarmos uns dos outros. Não vamos esperar pra pensar nisso só quando a mídia nos lembra. Não trate 13 reasons why como se fosse outra série adolescente comum. Os temas abordados nela são parte do nosso cotidiano.

Ás vezes, existe uma Hannah Baker do seu lado e você não a ajuda por falta de informação. Não romantize Os 13 Porquês. Se informe e ajude a salvar vidas.

Todos os episódios já estão disponíveis na plataforma Netflix. (Deve ter algum link pirata por aí também. Vale a pena.)




Comentários

Postagens mais visitadas