A importância da criação de universo para fanfics, originais, o que você quiser.
Pra quem me acompanha nas redes sociais (a blogueira famosa, coitada.) , sabe que eu estou com um projeto novo. A Caçadores de Tragédias é a minha mais nova original. E levando em conta a minha experiência com essa criação nova, decidi trazer algumas dicas e opiniões que tenho sobre escrita.
É claro que eu não tenho muitas histórias postadas, mas as que eu já escrevi, e o que tenho como experiência como leitora, já me dá uma certa bagagem. O suficiente pra ensinar vocês.
*Você pode ver todas as minhas histórias postadas no FIC RECS no tumblr.
*Eu também tenho perfis no Nyah e no Wattpad. (Apesar de que, tô pensando em abandonar o Nyah... Fica pra outro post.)
Atualmente, eu não chamo mais de fanfic tudo o que eu crio com universo próprio, ou personagens próprios. (Confuso...)
Costumo chamar de fanfics as escritas com personagens de livros já lançados, ou com famosos, cantores, personagens de jogos... Costumo chamar as originais de fics, ou de originais mesmo. Só disse isso pra vocês se habituarem. (risos) Não precisam seguir o que eu digo em relação a isso, porque é questão de gosto, ok?
Mas voltando a intenção do post de hoje, trouxe um debate bem interessante:
A importância de criar universos e multiversos para suas fanfics.
Se você está criando uma original ou uma fanfic, é importante ser organizado. Claro que tem milhares de dicas pra você seguir, mas eu acho importante seguir esse passo antes de começar a escrever, de verdade.
Posso fazer uma série depois...
Estou escrevendo sobre uma banda fictícia, que ganha não só o Brasil, mas o mundo. Levando em conta que ela não existe, tenho que trabalhar muito mais a personalidade e o mundo que os cerca. (Não que fanfics com bandas que já existam não vá precisar disso, mas quando o assunto é criar algo, a coisa muda um pouco de figura. Tem espaço pra todo mundo, né?)
Pra habituar meus leitores com meus personagens, a criação de universos facilita a compreensão da leitura. Fazer adereços para a leitura sempre ajuda na imaginação do seu leitor.
Um bom exemplo disso são os dreamcasts.
Dreamcast
Aqui é quando você dá cara pra quem não tem uma. Na verdade, basicamente você escolhe quem seria o ator ideal pra interpretar o seu personagem. Dreamcasters são muito utilizados pra fazer aesthetics, montagens, capas... Ajuda muito, atrai público. Muita gente adora.
Mas é claro, assim como em tudo na vida, você não é obrigado a ter um elenco. Eu por exemplo, gastei dias longos, escrevi uma porrada de coisa, e no fim, não usei os dreamcasters que estavam planejados. Porque eu não achei ninguém pra interpretar minha Lívia. Acontece.
Outra coisa que você pode criar são links externos. Podem ser Playlists, Sites, Blogs dos seus personagens.
Links Externos
Os links externos servem para seus leitores terem um universo expandido de tudo o que estão lendo na sua história. Você pode criar playlists, vídeos, trailers... Cara, trailers são ótimos, principalmente se você possui um dreamcast.
Você pode criar sites, como o meu portal da banda Caçadores de Tragédias. Nesse site, meus personagens o atualizam com shows, novidades e fotos da banda. Isso dá um ar de que a banda existe, entende?
Montagens
Fazer montagens de fotos de paisagens, casa dos seu personagens, e até mesmo uma montagem do caderno de alguém facilita na hora de expandir seu universo.
Com a Caçadores, eu fiz um CD:
Interação com o público
Uma dica extra pra você: interaja com seu público. É. Os leitores. Traga os fantasmas à vida com interações.
Faça perguntas no final do capítulo. Os convide pra te adicionar nas redes, faça grupo em Whatsapp, faça capítulos de interação.
Mais um exemplo: Em caçadores de tragédias você tem o capítulo rádio pra pedir as músicas que quiser, que elas aparecerão em clipes ou nos shows. (Que também serão em formato de capítulo.)
Essas pequenas coisas são extremamente importantes pra você começar a criar. Te ajuda a se habituar a tua própria criação. Vai trazer muito mais conteúdo pra suas histórias. Vai por mim, um tempinho no photoshop vai valer muito a pena.
Se dedicar a sua história traz pra ela mais profissionalismo, e seus leitores vão se sentir muito mais inseridos no seu universo. Ajuda muito.
Se ficaram curiosos com a Caçadores de Tragédias, ela foi inaugurada ontem no Wattpad. Em breve postarei no Nyah, caso eu não desista de lá.
Tudo pra criação de universo, certo?
Errado.
Ainda há muito conteúdo a ser explorado na criação de universos. Aqui são apenas pequenas dicas vapt-vupt pra você, nessa quarta feira quentinha.
Tentarei trazer mais conteúdo como este aqui. Prometo de dedinho.
Utilize o box de comentários pra interagir. Você pode dar mais dicas pra expansões de universos.
Vem vem!
Que post bacana!
ResponderExcluirEstou pensando em começar a escrever e estou considerando as plataformas de fanfics como um bom ponto de partida. Ainda não comecei a consumir as histórias de lá (por falta de tempo, infelizmente), mas estou interessada em aprender mais sobre esse mundo. A vantagem é poder adicionar todas essas formas de interação que você citou: playlists, blogs, etc. Sei que é uma ferramenta muito útil, mas nunca tinha passado pela minha cabeça.
Amei o post e o seu blog. Beijos
Obrigada pelo comentário maravilhoso Natália <3
ExcluirAcho importante a criação de universos , justamente para a melhor inserção na história. Sem contar que fica muito mais interessante para os leitores, não é mesmo?
Fique a vontade pra ver outras dicas de escrita no sayenkingstories.tumblr.com , viu?
Obrigada, mais uma vez. Seja sempre bem vinda.